Administração Pública

CONHEÇA O CURSO

  • AVALIAÇÃO DO CURSO: 
  • TURNOS: matutino e noturno
  • DURAÇÃO: 4 anos

O IDP, renomada instituição de ensino superior de Brasília, tem verificado, ao longo dos últimos anos, forte demanda para formação e capacitação de profissionais interessados em atuar no setor público. Trata-se de um perfil diferente do estudante curso de Administração convencional, formado por pessoas interessadas em lidar com o interesse coletivo, por meio do estudo, análise e elaboração de políticas públicas que estimulem o desenvolvimento econômico e social do País.

O curso de Administração Pública reúne disciplinas de Gestão de Políticas Públicas, Administração, Economia, Ciência Política e Direito. Seu programa interdisciplinar tem forte ênfase na preparação de alunos para ingresso em carreiras públicas, o aperfeiçoamento de profissionais e a formação de pesquisadores, consultores, líderes e agentes políticos de excelência para atuação no setor público e áreas afins, tais como organizações não-governamentais, organismos internacionais, fundações empresariais, entre outros.

A faculdade possui parcerias com diversas Universidades de reputação internacional, como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a École National d’ Administration na França, possibilitando intercâmbios de estudo. Por meio do centro de carreiras, os alunos são orientados na escolha e preparação para suas carreiras, além do apoio para ingresso em estágios supervisionados em organizações do setor público e privado. Por fim, grupos de pesquisa e atividades extracurriculares permitem a formação complementar dos alunos nos assuntos de seu interesse.

Mercado de Trabalho em expansão: o setor público no Brasil, cada vez mais democrático, tem gerado oportunidades de atuação em um grande número de carreiras públicas, assim como em atividades políticas e profissionais em organizações comprometidas com o interesse público e com a transformação social. Além disso, a média salarial para atuação junto ao setor público é frequentemente superior à média do setor privado.

Campo emergente: O campo de públicas, relativo à gestão de organizações e políticas públicas, vem sendo reconhecido como uma área de conhecimento distinta da Administração tradicional. Esse reconhecimento tem gerado uma crescente demanda, nas iniciativas pública e privada, por profissionais qualificados em Administração Pública, principalmente em Brasília, sede do Governo Federal.

Interdisciplinaridade: A formação em Administração Pública é abrangente e interdisciplinar, permitindo a atuação, consultoria e pesquisa em todos as áreas do Governo e da sociedade.

Qualificação e Experiência Prática: O mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais competitivo, exigindo dos estudantes uma formação cada vez mais sólida, com ampla experiência prática e acadêmica já ao longo da graduação. O curso de Administração Pública possui diretrizes que enfatizam a formação técnica e científica aplicadas. Por meio de um corpo docente qualificado, formado por membros de carreiras dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, os alunos do IDP possuem uma permanente interação com a realidade das organizações públicas de Brasília.

Claudiomar Rolim Filho

Coordenador: Claudiomar Matias Rolim Filho

Graduado em Relações Internacionais na Universidade de Brasília (2007), pós-graduado em Economia e Gestão (2011) e Mestre em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília (2016). Atua como servidor público há oito anos tendo atuado no Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e atualmente Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Gestor Federal) do Ministério do Planejamento. Tem interesse em História Econômica, no estudo de finanças públicas e reforma do Estado Brasileiro.

Alex Cavalcante Alves
Especialista em Direito - Superintendente de Recursos Humanos da ANEEL

Alex Cavalcante Alves

Bruno Magalhães D’Abadia
Mestre em Economia - Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados

Bruno Magalhães D’Abadia

Claudiomar Matias Rolim Filho
Mestre em Economia - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental

Claudiomar Matias Rolim Filho

Cláudio Costa
Mestre em Administração Publica - Diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS - DENASUS/MS

Cláudio Costa

Diogo Ribeiro da Fonseca
Coordenador da Graduação em Administração Pública • Mestre em Administração - Professor

Diogo Ribeiro da Fonseca

Felipe Cortês
Mestre em Administração - Analista Legislativo do Senado

Felipe Cortês

Frederico Fernandes Moesch
Mestre em Ciência Política - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG)

Frederico Fernandes Moesch

Izabel Odete Valente Machado
Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial - Jornalista e Assessora de Comunicação

Izabel Odete Valente Machado

Izabela Patriota
Professora

Izabela Patriota

José Roberto Ferreti
Doutor em Ciência da Informação - Analista Judiciário na Justiça Federal

José Roberto Ferreti

José Oswaldo Cândido Junior
Doutor em Economia - Assessor do Senado

José Oswaldo Cândido Junior

José Wesley
Professor

José Wesley

Jules Michelet
Mestre em Direito - Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados

Jules Michelet

Juliana Gomes Miranda
Mestre em Direito - Advogada e Professora

Juliana Gomes Miranda

Júlia Alves Marinho Rodrigues
Mestre em Ciência Política - Consultora de Orçamento da Câmara dos Deputados

Júlia Alves Marinho Rodrigues

Leandro do Nascimento Rodrigues
Doutor em Ciência Política - Analista Político, Professor e Pesquisador

Leandro do Nascimento Rodrigues

Luis Carlos Carazza
Mestre em Economia - Especialista em Regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica

Luis Carlos Carazza

Marco Aurélio Zortea
Especialista em Direito Tributário - Procurador da Fazenda Nacional

Marco Aurélio Zortea

Mauro Chaves
Mestre em Direito Constitucional - Procurador Federal

Mauro Chaves

Mário Augusto Carboni
Doutor em Direito - Procurador da Fazenda Nacional

Mário Augusto Carboni

Nathalia Tallarico
atuação

Nathalia Tallarico

Olívia Rocha Freitas
Doutora em Estudos da Linguagem

Olívia Rocha Freitas

Paulo de Castro
Professor

Paulo de Castro

Pedro Paulo Teófilo Magalhães de Hollanda
Doutor em Administração, Analista da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento

Pedro Paulo Teófilo Magalhães de Hollanda

Pedro Palotti
Doutor em Ciência Política, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental

Pedro Palotti

Tiago Sousa Pereira
Mestre em Economia, Superintendente de Regulação Econômica de Aeroportos da ANAC

Tiago Sousa Pereira

Waldery Rodrigues Júnior
Doutor em Economia

Waldery Rodrigues Júnior

NDE

NDE consiste no Núcleo Docente Estruturante. Conforme Resolução CONAES nº 01 de 17 de junho de 2010, trata-se de órgão colegiado de curso de graduação, formado por docentes que acompanham a concepção, consolidação e a contínua atualização do projeto pedagógico do curso. Além disso, contribui para consolidação do perfil profissional do egresso, pela integralização curricular interdisciplinar, pela observância do cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação, do desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão. No IDP, há o NDE do curso de Direito e do curso de Administração Pública em funcionamento, com reuniões periódicas, em seguimento à legislação aplicável.

Colegiado

O Colegiado de Curso consiste em órgão consultivo e deliberativo, de natureza acadêmica, referente ao curso de graduação. No IDP tanto o Colegiado do Curso de Direito quanto o Colegiado do Curso de Adminsitração Pública reúnem-se ordinariamente duas vezes por semestre conforme regulamento interno dos cursos.

PPC

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é um documento que contém todas as informações do curso de graduação da uma instituição de ensino superior. Nele, estão presentes a concepção do curso, princípios norteadores, objetivos do curso, perfil do egresso, metodologias de ensino, sistemas de avaliação, e estrutura curricular.

Regulamento da Graduação

É o documento da Instituição de Ensino Superior que dispõe sobre o funcionamento e as atividades relacionadas ao curso de graduação.

Autorização:
Portaria MEC nº 481, de 29 de novembro de 2011. publicada no Diário Oficial da União, em 30 de novembro de 2011.

Reconhecimento:
Portaria MEC nº 574, de 09 de junho de 2017 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES, publicado no Diário Oficial da União – Seção 1, nº 111, de 12 de junho de 2017.

Recredenciamento:
Portaria nº 1.261, de 29 de setembro de 2017.

FORMAS DE INGRESSO

VESTIBULAR AGENDADO

2ª GRADUAÇÃO

TRANSFERÊNCIA EXTERNA

NOSSOS DIFERENCIAIS

Os alunos da Graduação de Administração Pública cursarão disciplinas nas áreas de Gestão de Políticas Públicas, Direito, Administração, Economia e Ciência Política. Seguindo as tendências mais modernas do ensino superior, os alunos possuirão um leque crescente de disciplinas eletivas em sua grade, podendo obter uma ampla formação geral ou especializar-se, conforme os interesses de sua carreira.

O IDP promove uma série de atividades extracurriculares para participação dos alunos de graduação, entre elas grupos de estudos, seminários, simulações, oficinas temáticas, feiras de estágios e profissões para integração ao mercado de trabalho, além de eventos multidisciplinares.  Saiba quais são os próximos eventos do IDP.

O IDP conta com a sua Empresa Júnior de Direito e Administração, que recrutará alunos em ambos os cursos de forma a proporcionar, desde cedo, a experiência prática na gestão organizacional e o contato com o mercado de consultorias em organizações públicas e privadas de Brasília.

Um amplo programa de incentivo à pesquisa, por meio de grupos de estudos e oferta de bolsas de incentivo, permite àqueles que desejam uma carreira científica um início com a supervisão de professores-pesquisadores renomados nos campos da Administração Pública, Economia e Direito. Saiba mais sobre nossa área de pesquisa.

O corpo docente do curso de Administração Pública contará com especialistas, lideranças e membros de carreiras estratégicas do Estado com elevada formação acadêmica e experiência concreta nos diferentes poderes e organizações do setor público. Conheça nosso corpo docente.

Por meio do Centro de Carreiras, o IDP orienta profissionalmente os seus alunos de Administração Pública, Economia e Direito, mantendo-os integrados às oportunidades de estágio no mercado de trabalho de Brasília e oferecendo acompanhamento por meio de coaching e mentoring para concursos públicos e carreiras no setor privado.

Ao final do curso, os alunos poderão inscrever-se para cursos e atividades complementares em instituições de renome no exterior em países da América Latina, assim como Estados Unidos, Portugal, França e Alemanha. O IDP possui convênio com instituições como a Organização dos Estados Americanos (OEA), A École National d’ Administration na França.

Estudantes e professores falam sobre o curso.

AINDA COM DÚVIDAS?

Share This Course